Novidades

AÇÃO SOCIAL - AJUDE E GANHE

 
Imagem de Robson Jovetta
AÇÃO SOCIAL - AJUDE E GANHE
por Robson Jovetta - segunda, 20 Mai 2019, 17:41
 

EaD do UNAR promove campanha de arrecadação de alimentos com 25 toneladas

Iniciativa sempre será em todos as 70 cidades-polos EAD do UNAR em todo Brasil


Alinhar a prática pedagógica com a preocupação social sempre foi um dos valores do Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson” (UNAR). Dessa vez, a ação envolveu todos os alunos de EaD da instituição, nas 70 cidades onde o UNAR está presente. A atividade previu doação de alimentos no dia da avaliação presencial e, em contrapartida, cada curso EaD entrega ao aluno “horas complementares”, com pontuação máxima de 120 horas. 

Cada alimento corresponde a um valor de “horas complementares”, uma das atividades obrigatórias curriculares. Por exemplo, um pacote de 5 quilos de arroz branco equivale a 10 horas complementares; e um pacote de 1 quilo de feijão carioca, 5 horas. Já um pacote de açúcar refinado de 1 quilo, ou um pacote de farinha de trigo de 1 quilo, ou um pacote de macarrão de 500 gramas ou um óleo de soja de 900 ml vale, cada um deles, 2 horas. Entre as outras opções aceitáveis na ação social, 500 gramas de fubá ou um pacote de 1 quilo de sal refinado valem 1 hora atividade. Entre essas opções, o aluno pode escolher sua possibilidade de doação e compor um total de pontos. “A doação tem uma vertente social e é uma atividade facultativa; as atividades complementares previstas podem ainda ser atendidas de outras formas conforme consta no programa dos cursos EAD. Mas as doações são uma opção de ajudar o próximo e completar uma atividade”, explica o coordenador geral do EaD, Robson Jovetta. 

Os alimentos arrecadados em cada um dos polos foram doados para o Fundo Social ou instituição de caridade da cidade de cada polo. Essa ação social do EaD do UNAR será permanente, ou seja, em todas as datas no ano com provas presenciais.

Conforme ressalta o pró-reitor da instituição, Wdson de Oliveira, o UNAR tem valores muito bem definidos como solidariedade humana, respeito aos princípios de liberdade, respeito aos direitos humanos e democracia, entre outros. “Faz parte da nossa história o envolvimento social e a conscientização do aluno. A responsabilidade social é um esforço coletivo. Ações como a arrecadação de alimentos do EaD fortalecem os valores socioeducativos da instituição, mas principalmente garantem um enorme movimento social porque estamos presentes em 70 cidades do país. É muito gratificante. Por isso, esse movimento nos polos será mantido permanentemente”, reforça ele.